Dicas para quem busca recolocação profissional


Se procurar recolocação no momento é o seu emprego, dedique-se a isso. Reserve parte do seu dia para busca de vagas, atualização de currículo, reativar contatos da sua rede de amigos e colegas de profissão, mas saiba a hora de parar para relaxar também. Faça uma caminhada, leia um livro, procure na internet ou em site de vídeos algum curso gratuito que possa melhorar um conhecimento seu ou aproveite para aprender algo novo.


Tenha pensamentos positivos. Sei que é desafiador, e quando eu digo que sei, eu sei mesmo! Ficar pensando em coisas ruins o tempo todo não vai fazer a situação melhorar. Se ainda assim você quiser um momento mimimi, escolha um momento do dia pra reclamar da vida, ficar triste e depois xô pra lá com essas energias!


Tenha um Currículo atrativo. Não existe fórmula perfeita que faça com que o seu currículo seja o selecionado dentre outros profissionais se candidatando a uma vaga. No entanto, um currículo bem estruturado, com organização das informações, facilita com que o recrutador faça uma melhor comparação entre os requisitos da vaga e o Currículo do candidato e bingo! Seu currículo pode ser um dos convocados para uma entrevista.


Falando em entrevistas, prepare-se para elas. Estude seu currículo, lembre-se de situações positivas do seu histórico profissional que fizeram de você o profissional que é hoje; momentos de desafios que você teve que superar como pessoa e profissional atingindo o sucesso; situações de como contribuiu com o crescimento de uma determinada empresa que tenha trabalhado; pessoas que tenham passado pela sua vida, entre outras coisas. Esses assuntos são geralmente abordados durante uma entrevista. Seja o protagonista da sua história como profissional.


Amplie sua rede social! Conecte-se com pessoas que trabalharam com você, conecte-se com empresas que gostaria de trabalhar, utilize-se de todas as plataformas de cadastro de currículo grátis como sites próprios para isso e as páginas das empresas que te despertam o interesse.


Dica bônus sobre sites de currículo, aquele que todo mundo conhece e é grátis: Por mais que as pessoas digam que não funciona, tem sempre alguém que conseguiu e, na boa, é bem melhor você manter seu currículo cadastrado em um site gratuito. Muitas das vezes um site pago apresenta as mesmas vagas que os sites gratuitos. A dica é: Mantenha seu currículo atualizado todo mês! Mesmo que você entre la, atualize e depois saia. Muitos recrutadores colocam filtros por período de tempo nas buscas, se a sua última atualização foi há muito tempo atrás, você pode não aparecer nas buscas como um candidato em potencial.


O Linkedin é uma poderosa ferramenta para manter contato com seu networking e buscar oportunidades. Há alguns anos realizei um curso do LinkedIn, onde eles afirmavam que o profissional cadastrado nessa rede social estava ali para ampliar seu networking e ser visto e não se tratava de uma rede para recolocação profissional. Hoje a realidade é outra, inclusive existe uma aba empregos, onde você pode fazer busca por vagas da sua área e por localização. Não deixe de verificar oportunidades por lá sempre!


Faça sessões com um coach de carreira. Um profissional de recursos humanos com conhecimentos em coaching pode ajudar você a traçar estratégias, se conhecer melhor, descobrir seus pontos fortes, pontos de melhoria, revisar seu currículo ou rede social, simular entrevistas dando feedback, enfim, oferecer suporte para que você possa atingir seu objetivo.


Espero que com essas dicas, eu possa de alguma forma ajudar você, ou alguém que você saiba que está na busca por recolocação profissional.


E se precisar de uma ajuda personalizada e individual, podemos agendar uma primeira sessão gratuita.

Descubra como um profissional de Coaching pode ajudar você.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário aqui.

Agende sua sessão experimental.​

Artigo publicado originalmente em 06 de Fevereiro de 2017, em linkedin.com/in/raphaelaraujocoaching

DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA