Coaching, o que é? Para que e quem é? Quanto custa?


Em fevereiro de 2017, fiz um texto falando sobre o que é o coaching, benefícios, para que e para quem serve que pode ser encontrado nesse link. Percebi que ainda existem dúvidas sobre o assunto e resolvi trazer ainda mais informações nesse. Por favor não hesite em entrar em contato para maiores detalhes ou agendar sua sessão experimental (que é totalmente gratuita), seja através do meu site, Linkedin, Facebook ou Instagram.



Mas afinal, por quais motivos eu buscaria por um profissional coach?


Sabe quando você tem uma questão, uma insatisfação ou está enfrentando alguma dificuldade, não encontra uma saída, mas quando conversa com alguém essa pessoa encontra várias soluções, inclusive a solução que pode resolver sua questão? Você consegue isso com um familiar, com o seu relacionamento amoroso, amigos, e também com um Coach.


As pessoas em geral, ao pensarem em um problema ou dificuldade, tendem a pensar apenas nos efeitos negativos que este problema causa. Por não conseguirem desviar o foco do problema em si, não focam em buscar uma solução. Guarde este pensamento!



O trabalho de um Coach


O trabalho inicia-se com um objetivo, uma meta desejada pelo cliente. Essa meta pode abranger as mais diversas áreas. O Coach irá, junto com o seu cliente, o coachee, compreender o momento atual dessa pessoa, buscar os motivos pelos quais surgem insatisfações, reclamações, frustrações, limitações, etc. Será então feita uma avaliação do atual momento do cliente e onde/o que, ele gostaria de estar/ter no lugar do seu atual momento.


Após esta avaliação, uma agenda de 10 sessões é estabelecida, geralmente 01 vez por semana, totalizando aproximadamente 03 meses de acompanhamento. Semana após semana o coachee (cliente) vai se conhecendo, se descobrindo, se desenvolvendo, melhorando algum aspecto naquilo que ele traçou pra vida lá na primeira conversa.



Atenção!

Coaching não é terapia. Coaching está relacionado ao desenvolvimento pessoal e profissional e não à cura da saúde mental. Se o Cliente estiver com algum mal físico, deve procurar um médico para tratar de seus sintomas. Se forem problemas emocionais e psíquicos, o cliente deve procurar um psicólogo, terapeuta, ou outro profissional da área de saúde e não um Coach. O cliente precisa estar atuante em sua vida para recorrer a um processo de Coaching. O Coaching pressupõe que seus clientes possam refletir sobre seu próprio pensamento.



Continuando…


Já expliquei no outro texto a importância do autoconhecimento e autodesenvolvimento. Nossas decisões, comportamentos e atitudes são reflexos de quem somos e, quando nos conhecemos melhor, assumimos o controle sobre a nossa vida. Quanto mais nos conhecemos, melhor nos adaptamos às mudanças.

Por exemplo, um jovem prestes a iniciar sua escolha acadêmica para o vestibular, mas que não tem certeza daquilo que realmente quer fazer da vida. Este jovem precisa se autoconhecer e autodesenvolver para tomar a decisão correta para sua carreira.


E o que acontece se ele não fizer a escolha certa para a sua carreira? Ele se frustra, troca de curso no meio do caminho ou as vezes tranca a matricula até se encontrar e começar outra coisa totalmente diferente de antes, começando do zero. Fosse em universidade pública ou particular, este jovem investiu seu tempo, dinheiro, motivação, dedicação e gerou como resultado frustração em si e nos seus familiares por não ter concluído o curso que havia iniciado.

Esse é apenas um dos exemplos, você mesmo pode parar e refletir agora o que gostaria de mudar na sua vida.



Desenvolvendo sua vida profissional


Seja para iniciar uma nova profissão, desenvolver sua carreira atual, buscar recolocação profissional ou até mesmo desenvolver-se como empreendedor por exemplo, um coach de carreira ajudará seu cliente a desenhar um programa para realizar a transição da universidade para o mercado de trabalho, a alavancar o seu desempenho como profissional, a lidar com as dificuldades do desemprego, a se organizar para retornar ao mercado de trabalho, a buscar a confiança e clareza para seguir com o seu empreendimento profissional.

Lembra do pensamento que eu pedi para guardar, o do problema? Pois é, o profissional coach vai mudar o seu foco que antes era no problema, para que você tenha a atenção voltada para o que precisa fazer para conseguir o que quer.


Você deixa de pensar somente sobre os problemas e passa a perceber e trabalhar em como solucioná-los.


Às vezes, é preciso alguém com um olhar de fora a nossa situação que nos ajude a enxergar o cenário de forma diferente. A diferença de um familiar, relacionamento, amigo, para um profissional é que isso será feito através de uma metodologia, que faz uso de ferramentas da administração e gestão de pessoas aliado ao conhecimento de experiência profissionais anteriores agregado ao da especialização como coach.



E porque estou falando de carreira?


Eu sou um profissional da Área de Recursos Humanos que fez uma formação em Coaching de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Career Coaching (Coaching de carreira) e isso me permite associar o conhecimento de anos de experiência com Recursos Humanos em grandes empresas do mercado de óleo e gás e potencializar meus resultados como Coach de carreira para meus clientes.


Meu trabalho é ajudar você a desenvolver melhor suas competências profissionais, identificar questões pessoais que possam estar impactando na sua carreira, obstáculos no sucesso da empregabilidade, um trabalho que vai além com suporte para planejamento, gerenciamento de tempo, evolução de carreira e muito mais.



Mas e sobre o investimento?


Lembra da duração de aproximadamente 3 meses que eu havia mencionado? Então, esses 3 meses ou 10 sessões, ficam contempladas pelo valor de um pacote onde cada coach tem o seu respectivo valor e serviço a oferecer.


Para os que acham que as sessões custam o valor de um rim (Eu já vi esse comentário no Linkedin de uma pessoa buscando por um profissional coach…rs), na verdade custam bem menos do que você imagina.


Não tenha medo de perguntar valores. Quando você quer comprar uma coisa você pergunta antes, pesquisa e mesmo que você não compre, você não paga nada por perguntar, certo?


Então por que não buscar informações de algo que pode transformar sua vida pessoal e profissional? Auxiliar você em tomada de decisões mais assertivas consciente dos riscos antes de decidir por algo às pressas ou sem pensar. Ter mais conhecimento sobre si para mover-se em direção do que realmente é importante pra você e do que busca alcançar.



Como eu trabalho...


O pacote de sessões que ofereço contemplam alguns extras para que o cliente receba mais entrega do meu serviço e realmente atenda a necessidade de cada cliente, é um programa realmente customizado porque ele vai tomando forma a partir do objetivo de cada um.


E a primeira sessão é totalmente gratuita! Dessa forma você tem a oportunidade de saber mais sobre o que é coaching, conhecer melhor o profissional, funcionamento das demais sessões, investimento, acompanhamento, etc.


Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato que eu te respondo. Vamos entrar em ação?


Agende sua sessão gratuita aqui pelo site na sessão contato ou através do meu perfil LinkedIn. Espero você!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Agende sua sessão experimental.

DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA