Crenças Limitantes


Gostaria de começar esse texto conceituando o significado de crença, que segundo o dicionário Aurélio significa fé religiosa, confiança, opinião.


No entanto, o texto a seguir não tem nada a ver com religião, mas sim com comportamento e atitude, que geram as chamadas crenças limitantes; resultados de interpretações negativas de experiências que vivemos.


Alguns exemplos de crenças limitantes. Você se reconhece em alguma?


“Nunca vou conseguir dinheiro suficiente” ou “não tenho dinheiro para nada”;

“Só é possível ganhar dinheiro fazendo coisas erradas”;

“Não tenho tempo para nada”;

“Não sou bom o suficiente”;

“Não sei tudo o que preciso”;

“Não consigo aprender isso”;

“Nunca vou conseguir alcançar meus objetivos ou realizar meus sonhos”;

“Tudo precisa ser perfeito”;

“Não consigo me organizar”;

“Eu não mereço sucesso ou coisas boas”;

“Não sei como resolver esse problema”;

“Eu não posso / não consigo / não sei fazer isso”;

“Sou muito velho para isso”;

“Nunca vou aprender a falar inglês (ou qualquer outro idioma)”;

“Sem trabalho duro não se consegue nada”;

“Os outros precisam mudar para minha vida melhorar”;

“Estou destinado a essa vida e a ser desse jeito porque essa é a situação da minha família e por isso, é a minha”;

“O mundo está em crise, e por isso tudo está muito difícil para mim”;

“Não tenho jeito para isso”;

“Não é possível viver do que se ama”.


Crença limitante é tudo isso que nós entendemos como uma verdade absoluta e não questionamos. Crenças não são a verdade, são apenas a percepção feita como verdade.



Onde essas crenças têm seu início?

Quando crianças, recebemos informações de nossos pais embasadas em suas próprias experiências de vida. Isso é natural e não tem como ser evitado, claro. Muitos pais criam seus filhos na base do medo ou com crenças relacionadas a vários fatores de vida que futuramente vão sendo distorcidas, reafirmando isso geração após geração.


Assimilamos tudo como se fosse uma verdade, por isso todas as crenças têm início desde cedo em nossas vidas.


Frases como “você não faz nada direito”, “você deixa tudo pela metade”, “você nunca vai conseguir ninguém”, “você tem que seguir o exemplo do seu irmão” e “você é burro” ficam registradas para toda a vida. O mesmo vale para a vivência de situações que envolvem traição, brigas por dinheiro, excesso ou ausência de regras, relação com a comida e injustiças.



Mas como essas crenças me atrapalham?


Bom, só em dizer “eu não posso” já é por si só uma crença limitante. A partir do momento que você decreta que não pode, todas as infinitas possibilidades do universo se fecham para você. Jamais fale que não pode ou não tem potencial. Você pode fazer tudo o que quiser, basta apenas adquirir o conhecimento necessário.


Tome cuidado com o que você pensa, pois isso irá determinar suas atitudes e, por consequência, os resultados que obtém na vida.


As crenças são ideias a respeito da própria pessoa, de outras pessoas e seus mundos. São atitudes, regras e suposições que influenciam na visão de uma situação e a maneira como a pessoa se comporta.



De que forma as pessoas enfrentam isso no seu dia a dia?


Existem diferentes tipos de enfrentamento de crenças, que são os comportamentos que as pessoas usam na tentativa de lidar com suas crenças.


Elas podem se manifestar como manutenção da crença, onde a pessoa age conforme aquilo que ela acredita que ela seja. Por exemplo, alguém que pensa e se sente inferior aos outros se coloca em uma posição de que não merece nada melhor.


A evitação da crença é referente a ações emocionais, comportamentais ou percepção para evitar o acionamento de situações ou sentimentos associados à crença. Como quando uma pessoa muito tímida, retraída, prefere se fechar para o mundo e acredita que assim é melhor. Na verdade, como ela não faz nenhum movimento para enfrentar o problema, o que acaba fortalecendo sua crença.


Existe também uma compensação da crença, que são comportamentos que contradizem suas crenças. Uma pessoa que, por exemplo, se vê como não desejado, mas se entrega a uma vida social e amorosa intensa sem se aprofundar em nenhuma das relações. Tudo isso para compensar sua crença de não ser uma pessoa desejada. Até porque, caso ela se entregue a uma relação de verdade, ela teme que a pessoa que irá conviver com ela, perceba esses comportamentos.



A boa notícia!


Quando você tem uma crença, ao longo da sua vida você calibra sua mente para mapear essa crença. Preste atenção se, por exemplo, um fato que nunca aconteceu, algo tipo 1 chance em 100. Quando acontece uma vez, você logo vira e diz: ó! Não falei!


A nossa percepção em relação a crença foi construída como uma verdade. Por sorte, crença é pensamento e pensamentos podem ser mudados. Ufa! Sabe o que significa? Que você pode substituir uma crença limitante por uma crença fortalecedora.


Identificar uma crença geralmente exige muito autoconhecimento, pois a maioria delas estão arraigadas no nosso subconsciente, por isso é difícil identifica-las ou até mesmo é difícil saber que você tem uma crença limitante.


Mas você pode fazer um exercício simples, agora, para tentar identificar alguma crença limitante. O importante desse exercício é que você não responda com a parte racional do seu cérebro, responda com a sua emoção, escreva exatamente o que está sentindo. Vamos lá?!


Pegue um papel e uma caneta e responda as seguintes questões abaixo. É preciso anotar, pois você vai precisar fazer esse exercício outras vezes, e então você poderá acompanhar o desenvolvimento do seu processo de superação das suas crenças limitantes.


  • O que você acha sobre dinheiro?

  • Que regras eu criei pra minha vida que podem estar limitando minha capacidade de alcançar os meus objetivos?

  • Que pensamentos pessimistas aparecem na minha cabeça cada vez que penso em correr atrás dos meus sonhos?

  • Que histórias recorrentes, narrativa, ou scripts mentais fazem com que eu fique enfraquecido?

  • Quando você está esperando algo, você pensa algo bom ou ruim?

  • Como é seu diálogo interno? (Aquela voz interna que todo mundo tem quando vai fazer alguma coisa.) O que ela te diz?


Analisando essas 6 perguntinhas você pode identificar alguma crença limitante, ou algum padrão de pensamento negativo.


Você precisa mudar a forma como pensa e fala. Jamais fale que não consegue ou que não pode, isso por si só já é uma crença limitante. Antes de dizer que não pode, responda uma pergunta, o que te impede?


Saber o que te impede, trará clareza de como resolver o que possa estar te impedindo.



Alguns Exercícios para conseguir superar suas crenças limitantes são:


1 - Diariamente transforme suas frases e pensamentos negativos em frases e pensamentos positivos.


Por exemplo, ao invés de pensar eu não tenho sorte mude para a sorte chega até mim todos os dias!

No início vai parecer meio estranho mas é porque você está habituado ao negativo, mas aos poucos, você começa a mudar seu padrão mental e se acostuma com a nova realidade de infinitas possibilidades.

2 - Coloque papéis (post-its), com diversas frases positivas, espalhados em vários lugares da casa, ou no seu espelho para olhar todos os dias pela manhã.


Exemplos:

Eu sou próspero! Eu posso! Eu consigo tudo o que eu quiser!

Parece besteira, e por isso muitas pessoas não fazem, mas é a base para a lei da atração.


3- Desafie suas crenças!


Já aprendeu a identifica-las? Agora desafie! Comece observando sua lista de crenças e perceba que na realidade elas NÃO são verdadeiras. Apenas achamos que são verdadeiras, porque convivemos com essas crenças há tanto tempo que passamos a aceitá-las como se fossem verdadeiras. Desafie cada uma delas questionando com algumas das perguntas abaixo:


  • Esse pensamento é verdadeiro?

  • Qual é a evidência de que isso é verdade?

  • Isso é uma interpretação ou um fato?

  • Onde aprendi isso?

  • Esse pensamento é justo?


Escolha fazer a mudança, decida, seja dono da sua mente e não o contrário. Transforme sua crença em algo em que será positivamente produtivo e que aproxima você de seus sonhos, ao invés de afastar.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Agende sua sessão experimental.


DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA