Mudança de Hábito

Não, não...Esse texto não é sobre o filme da Whoopi, mas vamos falar sobre hábitos.

Há algum tempo atrás, li o livro “Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas”. É um daqueles livros leves e divertidos de ler.

O livro conta, de maneira informal, o nascimento e desenvolvimento do projeto “A Complaint Free World” (Um mundo sem reclamações) sob a perspectiva do autor Will Bowen, criador do projeto.

O projeto sustenta-se por trás de uma ideia simples e poderosa de que uma vida melhor e mais leve pode começar com um comprometimento de ficarmos 21 dias sem reclamar. Nas palavras do autor: “Menos dor, mais serenidade e alegria… Que tal? Não é apenas possível. É provável. Lutar conscientemente para reformatar seu disco rígido mental não é uma coisa fácil, mas você pode começar agora e em pouco tempo é provável que tenha uma vida muito melhor.”

E por que 21 dias?

Os hábitos são, essencialmente, padrões de comportamentos e acabam se tornando uma parte do que somos.

Acontece que, quando você repete essa ação muitas vezes, o cérebro cria um caminho neural que envolve os atos de pensar, sentir e agir. Depois que o cérebro se considera treinado o suficiente para determinada coisa, sai do modo consciente e vai para o inconsciente. E, nesse processo, pelo menos 95% das nossas ações são comandadas pela mente subconsciente, com uma base de dados de comportamentos programados.

Uma forma simples de adquirir um novo hábito é estabelecer um programa de 21 dias. Essa teoria foi desenvolvida pelo cirurgião plástico e psicólogo Maxwell Maltz, em 1960. Determine o que você quer ou precisa que se torne uma rotina. Estabeleça um hábito que você possa se dedicar a isso. E passe a repetir por 21 dias consecutivos. Muito provavelmente você encontrará resistência no início, mas do 22º dia em diante a ação será executada com naturalidade e você sentirá falta se não realizá-la, pois seu cérebro já estará habituado com a prática. Sem esforço nem desconforto.

Kelly Holmes e os seus elásticos

Quem é Kelly Holmes e o que ela tem em comum com a Teoria dos 21 Dias? Calma…vou chegar lá, então vem comigo!

Kelly Holmes é mãe de três filhos em Austin, no Texas, e iniciou uma ação que mudou a sua vida, assim como a de muitos outros pais ao seu redor, usando apenas cinco elásticos de cabelo!

Resumindo, Kelly teve um dia muito ruim com sua filha devido à perda de um livro da biblioteca local que estava com ela e acabou brigando com a filha.

Querendo uma relação mais harmoniosa com sua filha, pegou um pacote de elásticos de cabelo onde a ideia era usar cinco elásticos em seu punho esquerdo sempre que estivesse com seus filhos. É importante remover os elásticos sempre que não estiver em casa, estiver dormindo ou sem as crianças. Isso é para que você não se acostume com os elásticos, garantindo que estará atento a eles enquanto estiverem no seu braço.

Sempre que acontecia de levantar a voz ou tratar injustamente suas filhas, ela removia um elástico do seu punho esquerdo e o passava para o direito. O objetivo é manter todos os elásticos no punho esquerdo.

Para "reconquistar" um elástico que foi parar no outro pulso, Kelly decidiu que tinha que fazer algo bom por seus filhos cinco vezes. Ela então criou uma lista de formas simples de se reconectar com sua filha, ou seja, 5 coisas positivas para anular aquela 1 negativa.

Então a dica é: 1-Se perdoar;

2-Pedir desculpas a criança;

3-Se desafiar a realizar 5 boas ações;

Ela compartilhou uma lista de boas ações que usava com seus filhos e que e podem ser usadas por você com seus filhos, por exemplo:

  • Dê a sua criança um abraço. Certifique-se de que seja um abraço de boa qualidade de seis segundos ou mais.

  • Diga "eu te amo."

  • Leiam um livro juntos.

  • Deixe um bilhete ou um desenho de surpresa - um pedaço de papel na lancheira da escola, um Post-It no espelho do banheiro, um cartão na caixa de brinquedos, e assim por diante.

  • Olhe nos olhos do seu filho e sorria.

  • Diga: "Eu gosto quando você ..."

  • Conte uma história engraçada ou linda de quando era mais nova - ou de quando era criança.

  • Brinquem juntos.

  • Olhem fotos da família juntos.

  • Coloque sua música favorita e dancem juntos e o que mais quiser inventar.

Fazendo a ponte entre Kelly e o Livro (aviso de spoiler!!!)

No livro, o desafio é ficar 21 dias sem reclamar utilizando uma pulseira de borracha para se lembrar. Toda vez que fosse feita uma reclamação, a pulseira deveria ser trocada de pulso e a contagem dos dias sem reclamar deveria ser iniciada novamente. Leia o livro pera saber mais que vale muito a pena!

Com Kelly, ela faz uso de 5 elásticos de cabelo para se lembrar de que deve recompensar suas filhas com atitudes positivas toda vez que fizer algo de ruim que vai desde levantar a voz para suas filhas ou reclamações referentes aos seus comportamentos. E você? Que novo hábito pretende adotar e que ferramenta/técnica pretende utilizar para evitar futuras brigas com seus filhos, reclamações sobre o ambiente de trabalho, sobre a vida em geral e acabar com o mimimi?

A felicidade verdadeira e duradoura vem de um esforço consciente feito por você para colocar os hábitos corretos no lugar.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Agende sua sessão de coaching.

DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA