Currículo Criativo Ou Tradicional?


No mercado de trabalho altamente competitivo de hoje, os candidatos a emprego estão buscando maneiras criativas de se destacar. Uma tática para muitos é afastar-se do texto em preto e branco de uma página e criar um currículo criativo para chamar a atenção.


Alguns desses currículos, são dignos de algum museu de arte moderna. Os modelos, se assemelham a cartazes de filmes, páginas do Facebook, tabelas de conteúdos e gráficos de informações.


No entanto, apesar da originalidade e do esplendor artístico de alguns desses profissionais, eu como RH não posso deixar de me perguntar como esses tipos de currículos são vistos pelos empregadores - como exibição de um verdadeiro gênio criativo, ou como um grito de atenção de candidatos desempregados com muito tempo livre em suas mãos.



Há sempre exceções


O fato de um candidato conseguir uma entrevista no Google com um currículo criativo não me surpreende. O Google é conhecido por ser único em todos os aspectos, e funciona para eles. Qualquer empresa cujos funcionários desçam por escorregas ou barras de ferros como no copo de bombeiros, tem que apreciar o pensamento fora-de-caixa que um currículo criativo demonstra. Mas e quanto ao resto dos empregadores do mundo que não realizam reuniões do conselho em puffs no lugar de cadeiras?



Conheça o seu público


Em algumas indústrias, como design gráfico ou publicidade, o currículo pode atuar como um exemplo vivo da capacidade do candidato para fazer o tipo de trabalho que o implica.


Que melhor maneira de provar que você é digno de um emprego na área de design do que com um currículo que demonstra sua habilidade? Mas para empregos que não envolvem diretamente as habilidades usadas para criar um currículo, muitos empregadores verão o candidato como alguém com prioridades mal utilizadas - alguém que passa muito tempo se divertindo com a criação de um documento em vez de se concentrar em colocar esse documento para trabalhar em obter o resultado pretendido.



Regra dos 6 segundos


A consultoria americana The Ladders realizou uma pesquisa para avaliar o comportamento dos recrutadores na hora de filtrar o currículo dos candidatos. De acordo com a pesquisa, os recrutadores gastam em média 6 segundos para fazer a filtragem inicial ou seja, definir se um candidato pode ou não ser apto para uma determinada vaga.


Neste curto espaço de tempo, ficou constatado que os recrutadores irão olhar o seu nome, posição atual, empresa atual, as datas de início e fim da função atual, antigo cargo e empresa e formação acadêmica.


Com esta grande restrição de tempo (se coloque no lugar de recrutadores que precisam analisar centenas de currículos por dia), você deve criar CVs com uma organização clara e sucinta (nada de frases e parágrafos longos). Certifique-se de que em um curto período de tempo o recrutador possa identificar e localizar as informações mais relevantes em seu currículo.


Em geral é recomendado que seu currículo tenha 2 páginas (com uma fonte em tamanho legível e bom espaçamento/margens). Seu maior desafio é ter um ótimo poder de síntese para chamar a atenção dos recrutadores logo em uma primeira análise do documento.



Como eu posso fazer isso?


A melhor solução é customizar o seu currículo de acordo com a vaga que você está buscando. Faça uma boa análise do perfil solicitado para a vaga e caso você tenha estas características, enfatize isso em seu currículo para maximizar suas chances! Nunca minta!


Um bom currículo deve conter:


  • Dados pessoais e de contato

  • Objetivos profissional

  • Resumo profissional

  • Escolaridade

  • Experiências anteriores

  • Cursos e outras atividades


Entre em contato, pergunte sobre o programa de coaching direcionado para recolocação profissional e descubra seu perfil pessoal e profissional, restruturação de currículo, perfil LinkedIn, perguntas mais utilizadas em processos seletivos e como responde-las.


Existem outras estratégias a serem utilizadas para garantir o sucesso na busca por recolocação profissional.


Leia o que alguns dos meus clientes tem achado do serviço direcionado para recolocação profissional:


Aline M. V. - Eu me sinto mais preparada com um currículo mais coeso e atrativo e segura para responder as perguntas durante a entrevistas de emprego.


Gustavo H. P. - A confiança em mim mesmo voltou, esse foi a principal resultado que obtive, consequentemente, meu relacionamento com as pessoas ao meu redor mudou pra melhor.


Fernanda L. - Toda orientação, atenção e carinho!! Foi fundamental para minha recolocação profissional!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Agende sua sessão de coaching.

Fonte de pesquisa: The Ladders



DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA