Por que devemos te contratar?


Seja para uma vaga permanente, temporária ou para o programa de trainee, as entrevistas de emprego têm uma estrutura parecida. O candidato se apresenta e o entrevistador faz uma série de perguntas para entender melhor quem ele é, o que ele já fez e o que é capaz de fazer.


Quando participamos de um processo seletivo, é muito claro na nossa cabeça que no mínimo um outro candidato deva estar competindo pela mesma posição que a gente, certo? Daí, é comum que uma das perguntas seja a famosa: Por que devemos te contratar?




Apesar da vontade de muitos em responder coisas como:



  • Olha, você deve me contratar por que estou muito, mas muito mesmo, precisando deste emprego.

  • Preciso desse emprego, tenho que sustentar minha família.

  • Ah, você deve me contratar porque eu tenho uma necessidade de pagar minhas contas e não morrer de fome. (As vezes dá vontade de responder isso, não é?...rs)

  • Sou o seu melhor candidato, tenho todas as qualidades que essa empresa precisa.

Essas com certeza não são as melhores respostas a essa pergunta.

Vamos ver como respondê-la?


  1. A primeira coisa importante a se falar sobre essa pergunta é que, se você não souber porque o entrevistador deve te contratar, ele também não vai saber, por isso, não tenha medo de se vender, de trazer suas conquistas.

  2. Antes de comparecer a entrevista, estude a descrição da vaga, avalie as competências e habilidades tanto técnicas quanto comportamentais que você consiga perceber e ajuste a resposta adequando a necessidade do cargo.

  3. Um outro ponto é a questão da cultura da empresa, mostrando o motivo pelo qual você quer trabalhar naquela empresa, a compatibilidade dos valores, missão e visão da empresa com os seus próprios.

  4. Uma outra possibilidade, é você trazer alguma característica sua, que pode ser interessante para a empresa no atual momento ou que vá de encontro com os objetivos e metas futuras da empresa.


Um Exemplo: Vamos supor que você esteja concorrendo a uma posição na qual comunicação e organização sejam habilidades essenciais para exercer as funções da vaga. Nesse caso, você precisa ressaltar que possui essas competências, se utilize de exemplos de posições em que atuou que foram necessárias a utilização de comunicação clara e senso de organização, aproveite a oportunidade para demonstrar outros comportamentos positivos que tenham gerado resultados nas suas ações.


Durante o programa de consultoria de RH com coaching, aplico em meus clientes sessões de perguntas de processo seletivo justamente para verificar as respostas e assim fazer os ajustes necessários para que obtenham sucesso na recolocação profissional ou mudança de emprego.


Entre em contato e saiba mais!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Agende sua sessão de coaching.

DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA