Atitudes que podem atrapalhar seu processo de recolocação



Fique atento para sua próxima entrevista e evite:



Ansiedade excessiva


Candidatos que ligam a todo momento, pedindo feedback, incomodam. Uma ligação ou um e-mail eventual são aceitáveis, ligar a cada quatro ou cinco dias, insistindo em um retorno, acaba mais atrapalhando do que ajudando.

Preste atenção ao prazo que o recrutador informar para que você tenha uma reposta. Se ele por exemplo informar que entra em contato em até 2 semanas e essa ligação ou e-mail não ocorreu, espere o prazo de 2 semanas e 1 dia para entrar em contato e saber atualizações do processo seletivo.



Falta de comprometimento


Agendar uma entrevista, confirmar o aceite do convite e não comparecer sem dar satisfação é uma atitude muito negativa. Você demonstra descaso e o recrutador acaba não sentindo mais confiança no profissional. Imprevistos acontecem, e até mesmo mudar de ideia em relação à vaga, mas é importante avisar.



Não escutar o entrevistador


Ir à entrevista de emprego e não estar, de fato, presente naquele momento é terrível. Já que você se dispôs a participar do processo de seleção, esteja 100% presente na conversa com o recrutador.

Aproveite o momento para falar de suas experiências, conquistas, mostrar quem você é e seu interesse na oportunidade. Não deixe de tirar suas dúvidas ao final da entrevista.



Usar roupa inadequada e perfume forte demais ou em excesso.


Por mais que se fale, ainda tem gente que não sabe se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego. É claro que o figurino vai depender do perfil da empresa contratante, pois existem culturas corporativas mais formais e outras menos. Mas o fato é que maquiagem exagerada, perfume forte e um modelo de roupa que destoe do padrão da empresa que está contratando podem ser mal vistos.


Vou escrever um texto sobre isso para explorar um pouco mais essa dica, o que acham?



Ser prolixo


Falar demais e esquecer de mencionar o que realmente importa faz qualquer candidato perder pontos em uma entrevista de emprego. Prepara-se para a conversa e tenha em mente os resultados que você já alcançou em empregos anteriores bem como as experiências que gostaria de compartilhar. Isso vai ajudar a ir direto ao ponto.



Ser monossilábico


Oposto ao prolixo também não ajuda muito. Dizer apenas sim ou não enfraquece as suas qualidades. Procure responder as perguntas do headhunter com detalhes, sempre indo direto ao ponto.


Desenvolva suas experiências, realizações profissionais, escolhas de carreira, cursos e formações de uma maneira como se fosse uma conversa, mas sempre com foco em encaixar tudo isso, de forma que seja compatível com o que a vaga pede.



Não ser transparente


Nem é preciso dizer que meias verdades são mentiras. Seja honesto com o recrutador sempre! Diante de uma pergunta, fale sempre sobre algo que realmente tenha acontecido em sua vida profissional. Não invente histórias, mais cedo ou mais tarde você vai acabar se enrolando.




Que outras dúvidas e curiosidades você tem a respeito de entrevistas, processo seletivo, mercado de trabalho que você gostaria de ver por aqui? Me escreva através da aba contato enviando sua dúvida ou sugestão.

Sucesso e Boa Sorte!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Agende sua sessão de coaching.



DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA