Você sabe o que é Fit Cultural?


Esses dias, fui perguntado sobre Fit Cultural e as dificuldades de um candidato em ser aprovado nesse tipo de avaliação.


Fit Cultural é o modo de expressar um alinhamento entre os ideais do candidato e os da empresa ao qual ele deseja uma vaga. Geralmente é utilizado pelo RH ou por quem conduz o processo de seleção como ponto eliminatório. Não ter o fit cultural para trabalhar em uma empresa, portanto, pode ser um dos fatores pelos quais não se é contratado. Em alguns processos, é uma das primeiras fases. Sendo assim, conhecer os ideais, valores e a rotina da empresa é essencial antes de ir até uma entrevista. Visto que ter uma cultura de vida parecida com a da empresa, conta pontos para ser aprovado.


Aposto que todo mundo já fez aquela entrevista incrível e pensou: aquele emprego é meu! Mas a tal resposta nunca chegou. Parece que apesar de todas as suas qualificações, o seu perfil ainda não se encaixa com o da empresa. Ou até o modo como você age não combina com a cultura da empresa. Mas como assim?


Não pense que é só no lado do candidato que isso acontece, não. A empresa também procura alguém que tenha os conhecimentos técnicos para a vaga. Mas que ande junto com os ideais da empresa. Esses ideais são conhecidos como a cultura da empresa. Eles devem ser o ponto de partida para uma escolha certeira.


Uma pessoa que possua as qualificações técnicas mas que não se encaixe no perfil da empresa simplesmente não vai render o mesmo tanto que um que saiba e que tenha o perfil. Assim, ao escolher alguém que aja conforme a cultura da empresa, será mais fácil fazer com que essa pessoa queira ficar mais tempo na empresa. Afinal, ela se identifica com seu trabalho e se comporta como membro da equipe. Encontrar esse encaixe perfeito entre a cultura do empregado e da empresa se denomina fit cultural.




A empresa pode identificar o Fit Cultural de algumas maneiras:



Durante a entrevista


Não basta apenas olhar o currículo do profissional, é preciso recrutá-lo para uma entrevista presencial. Assim, questões que não conseguem ser identificadas pelo papel podem ser observadas pessoalmente. Veracidade das informações postas no currículo, dress code e traços da personalidade são algumas delas. Esse momento é o ideal para extrair, por meio de perguntas estratégicas, os valores, padrões de pensamento e de comportamento.



Um teste contendo perguntas situacionais


“Um trem vai atingir um grupo de pessoas que trabalha na via. Caso você mude a direção acionando a alavanca da locomotiva, ela vai se chocar com apenas uma. O que você faria nesta situação?” Essa é uma das perguntas mais conhecidas sobre moral e que podem ser aplicadas em testes comportamentais. Esse tipo de questionamento vai muito além das velhas perguntas de respostas “sim” e “não” e trazem à tona questões que podem ser de grande importância para os recrutadores dentro de uma empresa.



Avaliação do histórico de trabalho


Aquelas referências que são inseridas no currículo servem justamente para isso: conhecer, entre outras coisas, o fit cultural de pessoas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. Mas, para isso, é importante fazer comparações com empresas que possuam a mesma cultura organizacional. Caso o então funcionário tenha sido produtivo no local, é bem provável que na nova oportunidade ele mantenha o mesmo tipo de comportamento.



Técnica de Roleplaying


Essa técnica da área da psicologia é uma dramatização ou encenação, praticada por duas pessoas, sobre assuntos empresariais e situações vivenciadas dentro de uma corporação. Neste caso, o tema da interação não deve ser revelado. Por exemplo, como o profissional, caso estivesse atuando dentro da empresa, iria acalmar um cliente insatisfeito? Essa é uma questão que pode revelar muito do tipo de postura profissional que o candidato tem e que pode trazer benefícios ou prejuízos para a corporação.




Assim, se uma pessoa está em busca de um emprego, uma das primeiras atitudes a serem feitas é pesquisar o fit cultural das empresas que mais lhe interessam.

Como fazer isso? Pesquisando no site e redes sociais, por exemplo. Outra dica: caso conheça alguém que trabalhe na empresa, pergunte como é o clima organizacional, quais as principais regras, como é a equipe de trabalho, entre outros.



Como candidato, o primeiro de tudo é conhecer bem a empresa e o que ela busca em um profissional. É preciso que o profissional seja extrovertido e que saiba interagir e criar relações interpessoais ou é melhor aquele mais introvertido e voltado exclusivamente para o trabalho?



A forma de se vestir importa para a empresa ou não? Essas e outras perguntas precisam ser respondida antes para entender se é compatível o fit cultural.

Dessa maneira, caso a pessoa seja chamada para fazer a entrevista, já estará mais preparada e tranquila.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Agende sua sessão de coaching.


DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA