Como Controlar a Ansiedade Após Uma Entrevista De Emprego?


Quem nunca passou por um processo seletivo e aguardou ansiosamente por aquele retorno informando o resultado? Os dias depois da entrevista parecem durar uma eternidade e é ai que muitas pessoas ficam se perguntando, o que fazer neste caso? Bom, atendendo a pedidos no campo perguntas do Instagram (@raphaelaraujocoaching), resolvi escrever um texto sobre o assunto.


Quando se consegue manter a calma e aguardar no prazo acordado fica tudo tranquilo, o que prejudica e muito é quando a pessoa não consegue conter os ânimos e liga diariamente para a empresa querendo uma posição sobre o processo seletivo, e é ai que tudo pode ir por água abaixo.


Cada empresa trabalha com uma sistemática diferente de processos de contratação, o que se faz necessário nesse momento, é ter discernimento para buscar o entendimento da situação. Algumas empresas são mais rápidas, dando um resultado logo no final do dia em que promoveu o processo seletivo, algumas empresas demoram um pouco mais devido aos trâmites internos, bem como autorização de verbas de contratação ou aprovação formal dos entrevistadores referente a vaga em aberto, pois a responsabilidade de colocar uma pessoa dentro da organização é grande ou até mesmo situações com menos urgência de contratação, que envolverão um maior número de pessoas entrevistadas e um critério mais refinado, isto pode durar de 04 à 06 meses dependendo da empresa.


A entrevista de emprego é a melhor fonte que o profissional encontra para obter informações diversas, e neste momento a empresa pode citar o prazo de eventuais retornos ou prazo para contratação da pessoa escolhida, cabe neste momento prestar bastante atenção e tomar nota de tudo que está sendo combinado, para não sofrer por antecipações posteriormente, caso a empresa não faça tal citação, pergunte ao final da entrevista, no momento que a empresa cede alguns minutos perguntando se há alguma dúvida referente a vaga.


Cabe ressaltar, que o tempo das empresas é totalmente diferente do seu tempo, e o processo de seleção da vaga que você participa é uma das milhares tarefas que o(a) recrutador(a) pode ter no seu dia a dia e a busca por uma vaga é apenas uma única tarefa dos seus dias caso estiver desempregado.


Existem casos em que pessoas ligam diariamente para os recrutadores ou enviam e-mails cobrando pela decisão, o que acaba sendo visto de forma negativa, fazendo o recrutador entender que esta pessoa é ansiosa, impaciente, insistente e impertinente. O que precisa prevalecer é a paciência e entender que atitudes precipitadas não irão acelerar o processo da contratação e para isso vou deixar algumas ricas dicas de como proceder após uma entrevista de emprego:



1. Após entrevista, retome suas anotações referente as informações da vaga e busque o entendimento dos próximos passos.



2. Aguarde o prazo combinado, e não obtendo retorno, cabe fazer uma ligação para o entrevistador e informá-lo sobre o prazo estipulado, questionando se teve alguma alteração quanto a decisão da vaga;



3. Passado isso, vale a pena elaborar um e-mail educado demonstrando interesse na vaga e se colocando à disposição para maiores esclarecimentos, o famoso quem não é visto não é lembrado;



4. Não se prenda a apenas uma empresa, continue sua busca por recolocação enviando seu currículo, fazendo networking e participando de novos processos de seleção;



5. Se passado muito tempo a empresa não te der um retorno ou informá-lo que você não passou na entrevista, não entre em desespero. Continue sua jornada de cabeça erguida, firme no seu propósito de conseguir sua recolocação, afinal, existem muitas empresas precisando de pessoas com o seu perfil, basta estar preparado para as oportunidades.



6. Busque aprendizados com cada processo seletivo que fizer, isso vai fazer com que você fique melhor a cada um que realizar e ficar mais preparado para os próximos.


Sucesso!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Entre em contato e agende sua sessão de coaching.


DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA