10 Maneiras de acalmar sua ansiedade da entrevista


Nunca conheci alguém que não tenha ficado nervoso antes de uma importante entrevista de emprego. Com tanta dedicação no seu desempenho, não é surpresa que você tenha alguma ansiedade sobre tudo em relação ao processo - desde não usar a roupa certa, ou não responder perguntas “perfeitamente”, parecer inadequado, ou talvez o pior medo, não conseguir a oferta de emprego.

Sentir-se estressado ou ansioso por uma entrevista importante é apenas um sinal de que você quer se dar bem. Sua ansiedade pode realmente motivá-lo a estar melhor preparado, fornecer energia e mantê-lo alerta durante o processo. Mas, a ansiedade também pode impedi-lo de fazer o seu melhor, distraindo você, esquecendo de fatos importantes da sua trajetória profissional. Por isso, aqui estão 10 dicas rápidas para acalmar sua ansiedade e talvez até mesmo tirar vantagem disso:

1. Cuidado com o que você come ou bebe antes de uma entrevista. Evite a cafeína antes da entrevista e principalmente bebida alcoólica, mesmo que você ache que ela “relaxará” você. Coma algo leve antes de sua entrevista para que seu estômago não esteja roncando ou você fique tonto. Uma refeição pesada pode cansar você, então coma moderadamente.

2. Não se "force" a ficar mais calmo, isso só irá aumentar seu estresse.

3. Controle o que você puder, preparando-se para a entrevista. Você nem sempre pode controlar o que será perguntado ou o que acontecerá na entrevista, mas poderá controlar como se prepara para isso. Use sua ansiedade para motivar-se a se preparar. Pesquise a organização, pratique respostas para perguntas da entrevista, pratique o seu aperto de mão, pratique contar histórias poderosas sobre suas habilidades, etc. Quanto mais preparado e experiente você for sobre o seu potencial empregador, melhor será a sua performance na entrevista. Se possível, faça uma entrevista simulada de antemão. Se você está na faculdade, muitos centros de carreira oferecem entrevistas simuladas. Caso contrário, faça algumas perguntas típicas da entrevista para um amigo e faça com que ele “entreviste” você. Além disso, se você estiver viajando para a entrevista, certifique-se de saber para onde está indo e reserve bastante tempo para chegar lá. Não se apresse no último minuto, uma vez que podem ocorrer atrasos no trânsito ou vôos.

4. Anote seus pensamentos. Faça uma lista de tudo que está surgindo na sua cabeça. Escrever pode ser uma das tarefas mais terapêuticas e úteis que você pode fazer para reduzir sua ansiedade em geral, independente das entrevistas de emprego.

5. Questione seus pensamentos. Quando surgir algum pensamento negativo, pergunte a si mesmo: "Isso é verdade?" Lembre-se, só porque você acha não necessariamente quer dizer que seja uma verdade. Você pode contestar seus pensamentos emocionais com lógica.

6. Respire. Quando você está ansioso, sua respiração é superficial. Tente respirar para uma contagem de 4, segure 2, e expire para uma contagem de 4. Faça isso por um minuto ou dois. Normalmente você pode praticar a respiração em qualquer lugar (como a área de espera antes da entrevista); ninguém provavelmente notará isso. Tente reservar alguns minutos para se sentar e respirar calmamente próximo ao local da entrevista por exemplo.

7. Tente suspirar. Às vezes pode ser difícil respirar profundamente quando você está estressado, então tente suspirar. Respire e deixe escapar como um suspiro. Você provavelmente sentirá seus ombros relaxarem (a tensão ao redor do pescoço e dos ombros é uma resposta comum à ansiedade).

8. Assuma a postura de super-herói: é uma pose de poder e o oposto de ansiedade. Fique de pé e coloque as mãos nos quadris com os cotovelos salientes, como se estivesse no topo do mundo e observasse tudo em seu domínio. Respire fundo algumas vezes. Lembre-se, você está no comando do mundo. Apenas tome cuidado onde você faz isso…rs

9. Pratique a autocompaixão. Concentre-se nestas palavras: Sabedoria. Força. Calma. Não julgamento. Repita-os para si mesmo enquanto respira. Tente não se criticar enquanto passa pelo processo. Não diga nada a si mesmo que não diria a um bom amigo.

10. Saia de você mesmo. A ansiedade faz com que nos tornemos muito egocêntricos e autocentrados. Faça questão de se concentrar nos outros e ser empático. Cumprimente a recepcionista no local da entrevista. Pergunte ao seu entrevistador como o dia está indo. Preste atenção quando alguém lhe disser o nome e faça um esforço para lembrar. Sorria, conecte-se com os outros.

Você provavelmente sentirá certa ansiedade em uma entrevista, isso é normal e não é necessariamente uma coisa ruim. Mas se for algo debilitante ou impedir que você avance na busca de emprego, procure ajuda profissional.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Entre em contato e agende sua sessão de coaching.

DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA