Fim do Ano é uma época ruim para buscar emprego?


Na hora de procurar emprego, surgem muitas dúvidas nos candidatos. Uma das mais frequentes é sobre qual é o melhor momento para começar a busca. Estar no lugar certo, na hora certa, pode fazer toda a diferença.


É comum encontrar nas pessoas a crença de que dezembro não é um bom momento para procurar um emprego. Realmente, setores como varejo apresentam alta nas necessidades de recursos humanos nessa época. No entanto, esses são frequentemente trabalhos temporários com poucas chances de efetivação.


Em Dezembro, a maioria das empresas estão super ocupadas para contratar novos funcionários. O setor de recursos humanos e financeiro precisa se preocupar com o fechamento do ano, estratégias para o próximo ano, com o feedback dos funcionários e manejo dos dias de folga nas datas comemorativas.


Até mesmo preocupações em como organizar festas de fim de ano para os colaboradores, podem tomar tempo precioso. Dificilmente você encontrará uma empresa disposta a iniciar um processo seletivo nessa época mas não é impossível.



Portanto, se você está na busca por recolocação, leia as cinco dicas abaixo para quem quer ser produtivo no final de ano e começar, quem sabe, 2020 em um novo emprego.




1. Crie uma rotina de pesquisa


A parte mais importante é não se deixar desmotivar com o pouco fluxo de contratações do final do ano. Para driblar esse tipo de comportamento e evitar cair na “preguiça” do feriado, o ideal é criar uma rotina de pesquisa de emprego que você consiga manter. Estabeleça todo dia um período para procurar vagas e enviar currículos – nem que seja apenas 30 minutos.



2. Aproveite o baixo fluxo de candidatos


Muitas pessoas fazem uma pausa na procura de emprego no final do ano. Em vez de seguir os mesmos passos, faça o contrário: se beneficie da falta de motivação deles e saia à procura. Claro que as empresa tendem a realizar menos contratações no final e começo do ano, mas o número de candidatos também tende a ser menor nessa época do ano. Se há menos candidatos, você tem uma chance maior de ser contratado.



3. Reconecte-se com os seus contatos


O final do ano é sempre uma ótima desculpa para voltar a contatar contatos antigos, sejam pessoais ou profissionais. Mande emails ou mensagens desejando boas festas e, se você se sentir confortável, mencione que está procurando emprego e peça ajuda. Já se não se sentir à vontade, retomar o contato já é um bom começo. Se a conversa fluir, em algum momento você pode citar que está buscando uma colocação no mercado.



4. Seja produtivo em seu tempo livre


Mesmo se estiver empregado mas que sabe insatisfeito com o atual trabalho ou em busca de algo melhor, final do ano significa alguns dias de folga do trabalho. Em vez de usar todo esse tempo extra para apenas relaxar, aproveite e separe um período do dia para pesquisar vagas de emprego. Mesmo que não pareça uma tarefa divertida, esse período pode ser determinante para encerrar essa procura o quanto antes e quem sabe iniciar em algo novo no próximo ano.



5. Saia na frente


Algumas empresas já começam a divulgar vagas ainda este ano, mesmo sabendo que só irão contratar no começo do ano que vem. Por isso, saia na frente dos outros candidatos e envie o seu currículo o quanto antes. Os recrutadores podem te chamar para uma entrevista antes de outros possíveis funcionários.


Eu inclusive, tenho candidatos a entrevistar essa semana e a próxima. Fica a Dica! 😉

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Siga o instagram para outras dicas de carreira e conteúdo motivacional.




DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA