Você sabe o que é One Way Video Interview? (vídeo unidirecional)


No mundo das entrevistas de emprego, podemos ter as 2-way ou face-to-face interview que são as entrevistas presenciais onde o empregador faz as perguntas e o candidato ao emprego responde, transformando o processo em uma conversa e gerando conexão. Ou...


Algo não tão novo mas totalmente atual levando em consideração a atual pandemia do covid 19. Me faz pensar muito na época em que um cantor em início de carreira gravava um CD demo para uma gravadora, que hoje para o candidato a entrevista de vídeo unidirecional.


Durante essa entrevista, as respostas do candidato são registradas para o empregador ver mais tarde. Geralmente, essa entrevista ocorre no início do processo de entrevista, tanto como um substituto ou complemento da entrevista por telefone, que normalmente serviu como o primeiro passo na seleção de candidatos a emprego.


O conceito é simples: o recrutador pode solicitar um vídeo e nesse vídeo, o candidato responde a perguntas pré-programadas da entrevista geralmente em uma data específica, que é o prazo final para a liberação do link em que as perguntas ficaram disponíveis para resposta. Em seguida, o recrutado pode assistir (e assistir novamente) as respostas do candidato às perguntas, conforme sua conveniência.


Como lidar com entrevistas de emprego unidirecionais em vídeo

Então, o que você pode fazer quando se depara com a entrevista unidirecional? Prepare e siga estes doze passos para o sucesso. Vamos lá!



1. Leia e siga as instruções com muito cuidado.

Você terá mais sucesso na entrevista e demonstrará sua capacidade de trabalhar com cautela, seguindo as instruções da entrevista minuciosamente.


Ignorar esta etapa - ou apenas olhar rapidamente para as instruções - pode desqualificá-lo automaticamente antes mesmo da entrevista começar. Evite fazer suposições sobre o processo.



2. Cumpra o prazo do empregador.

A boa notícia é que você geralmente pode escolher um horário para a entrevista que seja melhor para você, depois do trabalho, nos fins de semana, se estiver empregado. O empregador geralmente define uma "data de vencimento" quando a entrevista deve ser concluída. Conheça essa data e cumpra o prazo a ser considerado.


Se possível, cumpra esse prazo por várias horas ou até dias. Evite fazer a entrevista no último momento possível para causar a melhor impressão ao empregador.



3. Tenha as informações de login à mão.

Como parte do convite, você deve receber um URL no qual precisará fazer login para participar da entrevista. Outras informações de login, como o nome do empregador ou do entrevistador, um identificador para a entrevista e possivelmente uma senha, podem ser enviadas a você como parte do processo de convite. Certifique-se de estar munido desses detalhes.



4. Verifique se você tem os dispositivos certos disponíveis.

Se você não tiver outras opções, provavelmente poderá usar seu smartphone para esta entrevista, supondo que ele tenha uma câmera. No entanto, você provavelmente causará a melhor impressão usando uma câmera conectada a um computador, assumindo que o computador também tenha um microfone e um alto-falante. Se necessário, verifique com o entrevistador se você pode usar seu smartphone ao invés do computador.


Quando possível, teste a conexão para garantir que ela funcione antes da entrevista, independentemente do dispositivo usado.


Teste com antecedência o microfone e a câmera para garantir que eles funcionem. Mesmo respostas perfeitas para as perguntas não terão impacto se não conseguirem ouvir suas respostas ou vê-lo falar.



5. Faça sua lição de casa.

Revise cuidadosamente a descrição do cargo e destaque onde você atende ou excede os requisitos.


No mundo digital de hoje, você pode aprender tudo sobre a empresa, seus concorrentes, seus produtos e suas metas em pouco tempo na Internet. Analise o site do empregador, comunicados de imprensa, produtos e serviços para saber quem eles são e para onde estão indo.


Em seguida, certifique-se de se concentrar em como você se alinha aos requisitos do trabalho, bem como aos objetivos e missão do empregador.



6. Tenha as respostas da sua entrevista prontas.

Se você receber as perguntas com antecedência, receberá uma oportunidade fabulosa de estar bem preparado. É como receber o mapa para um tesouro. Escreva suas respostas com antecedência, lembrando-se de contar histórias claras e concisas que são exemplos de suas realizações.


Se você não receber as perguntas com antecedência, o que, infelizmente, é mais provável, esteja preparado para responder às perguntas padrão da entrevista de emprego. [Durante o processo de Consultoria de RH ensaiamos a maioria das perguntas utilizadas por recrutadores e empresas, entre em contato e saiba mais!]


Durante a entrevista, tenha uma cópia da descrição do cargo e seu currículo disponível para referência, se necessário.



7. Pratique, pratique, pratique.

Eu poderia dizer isso cem vezes - você deve conhecer seu script suficientemente bem para ser natural. Quando você responde às perguntas, parece que é uma segunda natureza compartilhar essas informações. Você não terá isso, a menos que o memorize, pratique em voz alta e cresça, como um ator faz com um roteiro.



8. Escolha sua localização com cuidado.

Escolha um local tranquilo, onde, esperançosamente, você será a única pessoa visível (e audível).


Não cometa o erro de tentar fazer essa entrevista em um local movimentado e com muitas distrações. Mantenha o plano de fundo o mais simples possível, como uma parede ou outra coisa que provavelmente não causará um problema ou criará uma distração.


Se possível, tenha uma luz aparecendo em seu rosto à sua frente, para que fique bem iluminado. Teste a iluminação para encontrar a melhor posição para ela - uma lâmpada ligeiramente acima do seu rosto e atrás da câmera, que brilha em você, geralmente é a mais adequada.



9. Vista-se adequadamente.

Só porque você não é cara a cara, isso não torna mais casual. Você deseja estar bem arrumado e bem vestido, evitando impressões distraídas, cores muito brilhantes e jóias espalhafatosas. Você quer que o foco esteja em você e não no que está vestindo.



10. Seja sua melhor versão.

Sente-se o melhor que pude, faça contato visual, lembre-se de sorrir, mostrando sua personalidade e falando com uma voz clara e bem modulada. Não sussurre, murmure ou se mexa muito.


A prática também ajudará você a superar problemas como inquietação, então, há mais motivos para se preparar. Se você pode se gravar na prática, faça-o! Você verá rapidamente o que precisa ser corrigido.



11. Olhe diretamente para a câmera.

Ao responder a uma pergunta, olhe diretamente para a câmera e não para a tela do computador. Imagine que o pessoal que estará assistindo este vídeo esteja ali. Finja que você está falando com essa pessoa olhando nos olhos dela.



12. Preste atenção ao relógio.

Geralmente, essas entrevistas têm um prazo. Então, coloque um relógio onde você possa vê-lo facilmente e use o tempo com sabedoria.





Benefícios desse processo para o empregador


O benefício nesse caso para os empregadores é o aumento da eficiência. Redução nas horas iniciais de mão-de-obra para agendar e realizar entrevistas ao vivo, mesmo por telefone, além de reduzir bastante o tempo gasto na revisão de candidatos.


Se um entrevistado não tiver um ótimo começo, o revisor pode simplesmente seguir em frente, em vez do que teria acontecido em uma entrevista ao vivo - desperdiçando tempo para vê-lo ou dando falsas esperanças ao candidato.


A outra vantagem para o empregador é que o revisor ou recrutador / pessoa de recursos humanos não é identificado; portanto, ele / ela também reduzirá as chamadas dos candidatos a emprego que estão entrando. É claro que isso não é tão bom para você, o candidato ao emprego!



Benefícios para o candidato a vaga


Para quem procura emprego, o principal benefício é evitar - ou adiar - viajar para o local do empregador para a entrevista.


As desvantagens para quem procura emprego são significativas. Eles perdem a oportunidade de interagir com uma "pessoa real" e, geralmente, não têm a oportunidade de fazer perguntas que são respondidas imediatamente e não podem coletar outras informações sobre o empregador ou o entrevistador.


Cada candidato a emprego também deve ter sucesso usando uma tecnologia relativamente nova em circunstâncias de alto estresse, o que pode ser um teste de seu conhecimento e conforto com essa tecnologia.



Embora o "como" esteja mudando, o objetivo permanece o mesmo: apresentar sua melhor versão ao entrevistador, concentrando-se em conhecer o trabalho e a empresa, ter respostas e histórias claras que demonstram por que você é o mais adequado para a vaga que está se candidatando. Você consegue e se precisar de ajuda, entre em contato, vamos conversar!


Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Aproveite e siga o instagram @raphaelaraujocoachig

para outras dicas de carreira e conteúdo motivacional.


DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA