Recuperando-se da Rejeição de uma Vaga


Me candidatei a uma posição interna na qual cheguei a ser entrevistado, mas fui rejeitado, mesmo sendo o principal candidato para a vaga. Trabalhei nessa empresa por 3 anos e recebi dois convites para entrevistas de oportunidades internas nas quais me candidatei. Nunca fui promovido, embora estivesse atuando na posição. Mais tarde, soube que a pessoa contratada era amiga do meu chefe. Cansado da política interna, comecei a me candidatar externamente, me ofereceram uma oportunidade incrível. Meu antigo chefe me pediu para voltar para essa mesma promoção, mas eu disse a ele: "Obrigado, mas não, obrigado".



Lições aprendidas:


1. Você pode ser o melhor candidato e ainda não ser selecionado.


2. Se você não conseguiu o emprego, não era para ser seu.


3. Você não foi rejeitado e sim redirecionado.


4. Seu valor não diminui com base na incapacidade de alguém ver o seu valor.


5. Acredite em si mesmo e continue tentando, a porta certa se abrirá para você.



"Às vezes, nos ventos da mudança, encontramos nossa verdadeira direção."

Muitos de nós sufocamos nossos sonhos atendendo a algum crítico equivocado que implicava que não éramos bons o suficiente. A rejeição é inevitável em uma vida criativa. Aprender a lidar com a rejeição impedirá que você mergulhe em um lugar de desespero imobilizador.


Lembre-se de que você provavelmente nunca se livrará da rejeição; você pode ser rejeitado muitas vezes até o fim de sua vida. A rejeição como um todo é dolorosa, mas ver a rejeição como uma "bênção disfarçada" ajudará você a superá-la com muito mais facilidade.


Tenha uma visão e não deixe que nada ou ninguém o impeça de segui-la. Tome coragem. Coloque todo o esforço na próxima melhor oportunidade em que estiver trabalhando.


Mantenha uma atitude mental positiva. Não deixe a rejeição prejudicar você. Deixe isso te motivar. Se você se concentrar no pensamento positivo, até a derrota mais dura é apenas um trampolim.


Não leve para o lado pessoal. Rejeição não é uma medida do seu valor próprio. Quando alguém o rejeita, às vezes está agindo com suas próprias inseguranças e medos.


Evite pensar demais na rejeição. Não se torture repetidamente, revivendo os momentos de humilhação e pensando no que você poderia ter feito para combatê-la. Se você continuar cutucando uma ferida, ela continuará sangrando e você nunca irá se curar.


Não sinta pena de si mesmo e caia em uma atitude de autopiedade. Quando somos rejeitados, nos aprisionamos em um momento de dúvida e angústia. Concentre-se no desenvolvimento profissional e pessoal (espiritual, emocional, mental, físico).


"Rejeição não significa que você não é bom o suficiente; significa apenas que a outra pessoa falhou em perceber o que você tem a oferecer." - Mark Amend


O que é pra você não vai passar por você. Se não abriu, não é a sua porta. Tenha paciência e lembre-se, não se trata de quantos nãos você recebe, mas é sobre aquele SIM. Afaste a rejeição e a decepção e continue. Não desista. Seu tempo virá!



Essa história poderia ser minha ou sua, mas essa experiência é da Brigette Hyacinth e obviamente já nos vimos em situações como essas de passar por um processo seletivo e ter a certeza de que a vaga era nossa ou que seríamos a melhor opção como candidato quando na verdade nem sempre é. Isso também não significa que você deve apenas esperar por aquela oportunidade que surge como um chamado, estilo visões da Raven...rs , mas sim perceber que mesmo você tendo as competências, tendo se candidatado, achado que a vaga era a vaga, pode ter outra muito melhor esperando por você que acontece justamente um tempo depois da rejeição. Pense nisso!


Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Aproveite e siga o instagram @raphaelaraujocoachig

para outras dicas de carreira e conteúdo motivacional.


DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA