Você já se perguntou "E Se"?


Acho que todos nós temos ou tivemos momentos e se, sabe o que é? São aqueles momentos onde nos permitimos questionar nossas escolhas ou decisões e ficamos imaginando os possíveis resultados.


E se eu tivesse trabalhado na empresa X será que hoje eu teria o cargo ou remuneração Y? E se eu tivesse conhecido Fulana ao invés de Ciclana, estaríamos casados? Teríamos filhos? E se aquela chefe ruim não fosse ruim e sim uma boa líder, eu teria saído daquela empresa ou isso teria de alguma forma impactado na minha motivação? E o meu desenvolvimento frente as situações que eram impostas a mim por ela, será que eu seria o excelente profissional que eu sou hoje ou seria um profissional diferente? ...enfim, pensamentos que se a gente se deixar levar, nosso cérebro é consumido por momentos e possíveis imaginações da vida que poderia ter sido, caso tivéssemos escolhido um outro caminho, uma outra opção.




If/Then



Em 2014 tive a oportunidade de assistir a um musical da Broadway em Nova Iorque chamado If/Then, que traduzindo seria mais ou menos Se/Então. Todas as perguntas “E se (What if)” e maravilhosos cenários possíveis do que poderia ser apresentado em um musical contemporâneo retratando as escolhas dos personagens. A protagonista, Elizabeth (interpretada por Idina Menzel), começa imaginando como poderia ter sido sua vida se ela nunca dissesse olá para um estranho no parque. Enquanto ela contempla "E se?", através da música de título What if, duas histórias paralelas de "Liz" e "Beth" se desenrolam, o que leva a vidas completamente diferentes na cidade de Nova York. Durante as 2h de espetáculo, é possível acompanhar as histórias entrelaçadas das duas possíveis vidas: Liz, uma pessoa cautelosa porém divertida e que usa óculos, que opta por focar mais em sua vida pessoal e Beth, uma pessoa pragmática, desenvolvedora de grandes planos com sua vida profissional urbana.


Como a vida é cheia de reviravoltas fantásticas, escolhas de ponta a ponta que levam a armadilhas e comemorações inesperadas são refletidas em todas as cenas. Cenários com espelhos giratórios e um mapa da cidade de Nova York servem como plano de fundo para o desenrolar desse musical.


If / Then oferece um enredo gostoso e maravilhosamente complicado que espelha brilhantemente as escolhas difíceis e aparentemente simples que fazemos na vida e como essas escolhas podem levar a caminhos difíceis, diferentes, afetando nossos familiares, amores e amigos. Embora o amor e os relacionamentos estejam em foco nessa peça, o destino também é um dos papéis principais nesta história, ao sabermos que o destino está em suas mãos em todas as situações, circunstâncias e escolhas.


Como dito anteriormente, a questão das escolhas e destinos de Liz e Beth são apresentadas logo no início, como o número de abertura: "What If. Nele, podemos conhecer Elizabeth perguntando-se sobre possíveis resultados das suas escolhas.


O que você faria se pudesse fazer tudo de novo?

O que você faria se pudesse começar tudo de novo?

Se você pudesse voltar, sabendo o que sabe agora... O que você faria?



O elenco incrivelmente talentoso brilha em cada música e assim como Liz, estamos sempre começando de novo em uma história nova e, por esse motivo, esse musical lindamente complexo merece ser visto várias vezes para entender e apreciar todos os elementos, lições de vida reveladas por meio das complicadas histórias de amor e relacionamentos da peça, cheias de confusão, felicidade e tristeza.


O que aprendi com essa peça?



Acredite no destino - Não há coincidências. Tudo acontece por uma razão. Mesmo os momentos e escolhas aparentemente insignificantes o levarão a um caminho para o seu destino.


Arrisque - Reconheça os sinais oferecidos pelo destino e aproveite o dia. Seja menos apreensivo e vá em frente! Diga “sim!” mais frequentemente. Siga seu coração, aceite os desafios do trabalho mas também saiba se divertir como quando está de férias.


Abra seu coração para amar - Todos somos maravilhosamente complicados e merecemos amor. Aprenda a amar a si mesmo e amar os outros. Você é digno de amor. Então acredite!


Não se perca - Esforce-se para um equilíbrio entre trabalho e lazer. Não se perca nos papéis que a sociedade dita. Lembre-se de suas necessidades, do que é importante para você.


Permita-se cometer erros - Vamos chamá-los de lindos desastres; no entanto, se você acredita no destino, sabe em seu coração que não há más decisões. É simplesmente uma escolha que ofereceu um desvio na estrada pela vida.


A felicidade nunca é garantida - Na montanha-russa da vida, duas coisas são certas: os altos e baixos. Até as vidas meticulosamente planejadas serão arremessadas e, com felicidade, vem dor e tristeza. Se agarre aos momentos felizes para te ajudar na travessia dos momentos tristes.


Mantenha os bons amigos por perto - Especialmente os amigos que se estendem por décadas porque eles amam você mesmo quando você não está sendo uma pessoa amável.


Algumas pessoas estão destinadas a estar em sua vida - Não importa em como a vida deveria viver, somos atraídos pelas mesmas pessoas. O destino levará às pessoas que deveriam estar em sua vida até você em algum momento.



Não se prenda a sentimentos antigos, tudo o que foi vivido te preparou para quem você se tornou hoje. As vezes ter momentos e se é bom para que possamos pensar em nossas escolhas, mas não ficar preso a esses momentos ou se lamentar pelas escolhas. Tenha certeza do caminho que quer seguir, arrisque-se, assuma as consequências e dê a volta por cima dependendo do resultado, mas acima de tudo, aprenda com suas escolhas e melhore sempre!


Não deixe de assistir ao trailer, ouvir a música acompanhando a letra traduzida. Links abaixo:


  • Trailer da peça aqui.

  • Música What If aqui.

  • Letra de What If aqui.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Aproveite e siga o instagram @raphaelaraujocoachig

para outras dicas de carreira e conteúdo motivacional.


DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA