Live Papo de Carreira: Currículo formal, tradicional e em geral


Na última segunda-feira, dia 20/07, tive o prazer de participar de uma Live com o Rodolfo Vasconcellos, do @papo_de_carreira, onde conversamos sobre formatos de currículo. Foi uma conversa super proveitosa e diversas dúvidas surgiram do pessoal que assistiu. Abaixo, seguem algumas das principais perguntas que chegaram pra gente, e suas respostas:



Devo ser generalista na hora de redigir a seção objetivo do meu currículo?

Seja específico. Um objetivo muito genérico é como disparar o currículo para todos os lados, e essa não é uma boa estratégia. Pense em seu plano particular de carreira, saiba em que momento da vida profissional você está e o que pretende alcançar em seguida. Com isso em mente, escreva um objetivo bem específico, as empresas valorizam o profissional que sabe aonde quer chegar.



Posso usar o mesmo currículo para diferentes oportunidades?

Você até pode ter um currículo geral que contenha todas as suas experiências, mas só ser uma base pra te ajudar a reformular um arquivo especifico para cada vaga que está se candidatando.


Em uma era que personalização é fundamental, a regra é ter um currículo customizado para cada oportunidade.



Como adaptar meu currículo para cada ocasião?

Leia e entenda a descrição da vaga na qual deseja se candidatar e construa o currículo baseado nas suas entregas em comparação com o que a vaga pede. Outras informações que podem ser alteradas também são as conquistas que você alcançou em cada passagem profissional levando em consideração aquilo que a vaga pede.



Como mostrar meu nível de conhecimento em um idioma estrangeiro?

Numa breve conversa ao telefone antes de agendar uma entrevista presencial ou por vídeo já dá pro recrutador saber um pouco sobre sua fluência no idioma. Se você não sabe identificar seu nível de fluência, procure um profissional que possa verificar esse nível de conhecimento para que você possa informar corretamente no currículo e ficar atento durante a candidatura das vagas se é compatível, ou seja, se você tem um nível intermediário e a vaga pede que seja fluente, pense bem antes de se candidatar, uma vez que não possui esse domínio.


Básico: Possui nível básico a pessoa que é capaz de interagir de maneira simples com o idioma. Sabe pedir informações básicas, ou um suco com cachorro quente, e, quem sabe, realizar um pagamento numa loja e receber o troco sem maiores sustos. Isso é nível básico. Saber conjugar o verbo to be, e repetir a frase “the book is on the table”, não são suficientes para te dar o status de “básico”.


Intermediário: com uma desenvoltura razoável, é capaz de assistir a um telejornal da CNN, por exemplo, e entender o suficiente para saber o assunto que os âncoras estão falando, mas sem compreender os detalhes da notícia.


Avançado: Alguém com ótima compreensão do idioma, nas 4 frentes: escrita, fala, leitura e compreensão. Conhece gramática, se comunica sem dificuldades em viagens ao exterior, realiza leituras normalmente, além de poder assistir à TV ou cinema, sem grandes sustos.


Fluente: somente quem ficou imerso no idioma adquire o status de “fluente”. O profissional fluente vai à padaria, escola, metrô, assiste a TV, ouve música, dá e assiste palestras com desenvoltura. Fluência é isso.



Posso listar minhas principais competências?

Seja lá o que você for listar no seu currículo, tenha sempre em mente exemplos que confirmem tal informação. Se você informar algo relacionado a gestão de pessoas por exemplo, então pense em exemplos ou puxe da sua memória vivências em que foi capaz de gerir funcionários de forma significativa nas suas experiências anteriores.



Ainda não me formei. Como explicar isso no currículo?

Basta informar a previsão de conclusão do curso.



Parei alguns cursos no meio do caminho, devo listá-los?

Se interrompeu o curso de vez, o ideal é não o colocar no currículo. Se planeja retomar os estudos no curto prazo, aí sim vale a pena mencionar e também, se fizer sentido com a oportunidade na qual está se candidatando. Se for por exemplo um curso que não tem relevância com a função, nem precisa se preocupar em inserir essa informação.



Posso omitir algumas informações?

Dependendo da informação sim e não...vai depender. Se for uma experiência profissional curta que não tenha dado muito certo, mas que não vai de alguma forma complicar a explicação da sua trajetória, ok. Sem problemas. Se for algo que enaltece o seu currículo mas que não seja relevante para a vaga, como um mestrado em outra área não correlata, por exemplo, e isso pode tornar você um candidato qualificado além do que se deseja para a vaga, nesse caso sugiro não mencionar no currículo.



Como escolher as palavras-chave certas?

O pessoal do Vagas criou um mapa de carreira que sempre recomendo visitar. Nele, você pode digitar o nome do cargo e ele vai sugerir uma série de palavras-chave: https://www.vagas.com.br/mapa-de-carreiras/



Devo colocar a pretensão salarial?

Se o anúncio pede “pretensão salarial”, sim. Liste a remuneração que recebia ou recebe do último empregador e informe a remuneração desejada.



Qual a regra para dados pessoais?

Nome completo ou primeiro e último nome, bairro, cidade, estado, telefone para contato e link do seu perfil LinkedIn. Não aconselho inserir seu endereço completo ou CPF, pela segurança dos seus dados.



Preciso colocar foto?

Já se foi o tempo em que uma foto do candidato era um item relevante. Hoje podemos encontrar o candidato no LinkedIn caso isso seja relevante, mas honestamente espero que não. Devemos contratar as pessoas pelas suas competências e resultados e não por aparência.


Se por acaso a vaga pedir especificamente por uma foto, anexe uma foto estilo 3x4 profissional. Nada de selfie ou fotos de viagem que postaria no Facebook ou Instagram.



Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Aproveite e siga o instagram @raphaelaraujocoachig

para outras dicas de carreira e conteúdo motivacional.



DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA