Como se Recolocar Durante e Após Pandemia?



O atual cenário ameaça até mesmo quem está empregado, imagine profissionais que estão em busca de trabalho. Embora algumas empresas tenham adotado a postura de não fazer demissões, o fato é que muitos processos seletivos foram pausados e o número de vagas disponíveis caiu para menos da metade.


Em meio a essa instabilidade, os profissionais desempregados tendem a levar mais tempo para conquistar uma nova posição, mas o que é possível fazer agora?


Nesse atual momento você deve aumentar o foco e fugir dos padrões para acelerar o processo de recolocação profissional. Lembre-se que para cada vaga em aberto, nós recrutadores recebemos inúmeros currículo de bons candidatos disponíveis no mercado. Nesse caso, você terá que pensar em todas as etapas que envolvem uma seleção e conseguir destaque em cada uma delas.


Vamos a algumas dicas para ajudar você nesse momento:

1. Currículo: um modelo organizado, com objetivo bem definido e com as palavras chaves da sua área de atuação tendem a deixá-lo mais atrativo. Lembre-se que atualmente o currículo não precisa ser estático, você deve alterá-lo de acordo com a vaga que está no seu radar. Aproveite para preparar diferentes versões de vagas do seu interesse, assim como seu vídeo currículo.



2. Autoconhecimento: conhecer o seu perfil, entender quais os seus diferenciais e ter segurança para falar sobre essas características irá ajudá-lo tanto na elaboração do seu currículo como na participação em entrevistas. Se conhecer é fundamental para que as respostas durante o contato com o recrutador sejam as mais assertivas possíveis.



3. Entrevista: o fato de participar de uma entrevista mostra que o recrutador já aprovou o seu currículo e, a partir daí, vai depender da sua postura e da sua capacidade de argumentação para conquistar a vaga. Pesquise sobre a empresa e sobre possíveis questionamentos que o recrutador poderá lhe fazer em uma entrevista. Planeje as suas respostas, sempre pensando em ser positivo ao expor suas ideias e mostrar o que você aprendeu em cada desafio ao longo de sua carreira. No trabalho de consultoria de RH eu ajudo você no seu autoconhecimento, verificamos currículo, perfil LinkedIn, preparo para as entrevistas e muito mais!



4. LinkedIn: Utilizamos e muito essa ferramenta para encontrar profissionais que atendam ao perfil das vagas. Por isso, você precisa criar ter um perfil que vá além de um perfil campeão! Uma página atrativa, que aumente o número de acessos ao seu perfil. Compartilhar informações, escreva artigos, conceda e receba recomendações que vão auxiliar nesse desafio. Tenha as pessoas certas em suas conexões para que saiba das oportunidades e seja indicado também para vagas compatíveis aos seus conhecimentos.: recrutadores, empresários, gestores e profissionais que possam ter vagas e/ou indicá-lo para oportunidades. Dia 17/11 às 19:00 teremos ao vivo e com 2h de duração a nova turma de treinamento LinkedIn. Não perca essa oportunidade de aprender tudo e a como se destacar na maior rede social profissional e potencializar seus resultados de recolocação profissional e mudança de emprego/empresa.



5. Networking: retomar o contato com as pessoas que você conhece é o primeiro passo em direção a criação de uma rede de networking. Participar de workshops, cursos, palestras online – ou presenciais, se possível – também irão contribuir tanto para a sua rede como para o seu desenvolvimento. Aproveite as oportunidades disponíveis, não deixe para depois!



6. Flexibilidade: o momento exige uma atitude mais flexível ou até de resiliência no sentido de entender que a situação é nova para todos, não se sabe ao certo como tudo vai ser daqui para frente. Desta forma, encarar novas perspectivas e pensar sobre alternativas que antes não eram cogitadas, pode se tornar um grande diferencial.



Aqueles que se diferenciarem agora, irão conseguir passar por esse período com maior tranquilidade e certamente, serão recolocados.


Recolocação depende muito de VOCÊ e o que você faz para conquistar seu sucesso. Sei que é difícil e quando eu falo que sei, pode acreditar que eu realmente sei das dificuldades. Sei pelo fato de ser especialista em recrutamento e ter ouvido inúmeras histórias de vida de candidatos, mas também por já ter estado desempregado por mais de 1 ano e buscando por recolocação assim como milhares de profissionais, mas acho que isso é história para um outro texto ou vídeo.


Não desista e se precisar de ajuda profissional, eu posso ajudar. Entre em contato!



Adaptação do texto da Capital Humano.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Aproveite e siga o Instagram @raphael.araujo.rh

para outras dicas de carreira e conteúdo motivacional.


DESTAQUES

INSTAGRAM

PARA ME SEGUIR

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

RECENTES

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPARTILHE ESTE SITE

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARA MELHOR EXPERIÊNCIA, RECOMENDAMOS A VISUALIZAÇÃO DESTE SITE NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME.

CURTA A PÁGINA